quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Tornados matam 45 nos EUA

Tornados matam 45 nos EUA Pelo menos dois tornados deixaram um rasto de destruição no Mississippi

Quarenta e cinco mortos, mais de 100 feridos e muitos danos materiais. Este é o saldo, até ao momento, da cadeia de tornados e tempestades de chuva e neve que estão a assolar os EUA, em especial os estados do Arkansas, Kentucky, Tennessee, Alabama e Mississippi.

O mau tempo, que nos últimos dias está a afectar em especial dos estados do centro e sul do país, agravou-se a noite passada e esta manhã. As autoridades de Tennessee apontam para 24 o número de mortos no estado em consequência dos tornados esta quarta-feira.

Centro comercial destruído

Os tornados destruíram praticamente um centro comercial em Memphis e uma residência universitária em Jackson, onde nove estudantes ficaram sob os escombros. Testemunhas afirmam que o campus universitário assemelha-se a um campo de guerra. O número de vítimas só não foi maior porque as aulas haviam sido suspensas há duas semanas. Também em Memphis, quatro colégios eleitorais - onde estava a decorrer a votação para a 'super terça-feira' norte-americana - tiveram de suspender os trabalhos.

Ainda em Memphis, um dos tornados derrubou uma antena do serviço de controle aéreo, obrigando à suspensão dos voos no Aeroporto Internacional da cidade. Em Wisconsin, onde a neve atingiu uma altura de quase meio metro em algumas zonas, os nevões provocaram muitos acidentes de viação.

Em Arkansas, são já 14 as vítimas fatais, incluindo um casal com uma criança. Segundo o governador do Estado, Mike Beebe, "tem sido uma situação terrível, agravando-se com o cair da noite". As buscas continuam e as autoridades não têm ideia de quantas pessoas possam ter ficado feridas.

Em Kentuchky, onde as autoridades declararam o estado de emergência, confirma-se a morte de sete pessoas. No Alabama, pelo menos uma pessoa morreu e dezenas de casas foram destruídas. O número de mortes contabilizado, porém, deverá aumentar, à medida que forem sendo retiradas as pessoas que ficaram presas sob os escombros.

De acordo com a previsão meteorológica, o mau tempo vai continuar.

In Expresso

Sem comentários: