sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Empordef entra no capital do avião Sky Aircraft

A Empordef, "holding" estatal portuguesa do sector da defesa, já concluiu as negociações para ser accionista da Sky Aircraft Industries, empresa que vai construir o avião português Skylander, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.

O memorando de entendimento entre a GECI International, empresa promotora do projecto Skylander e maior accionista da Sky Aircraft Industries, e a Empordef foi assinado já este ano, em Lisboa, depois de um período de negociações que decorreu durante o final do ano passado.

O objectivo da entrada da Empordef no capital da Sky Aircraft é permitir às empresas de tecnologias do grupo desenvolverem as suas competências no sector da aeronáutica, beneficiando de uma ligação ao grupo francês Sogitec/Dassault, que também participa no projecto.

A participação accionista da "holding" estatal vai ser assumida pela Edisoft - Empresa de Serviços e Desenvolvimento de Software e pela Empordef Tecnologias de Informação.

O grupo aeronáutico francês GECI International que, em conjunto com investidores portugueses, criou a Sky Aircraft Industries, promotora do projecto Skylander, pretende investir 125 milhões de euros na construção de uma fábrica em Évora.

O projecto foi classificado como de Potencial Interesse Nacional (PIN) e fonte da empresa disse à Lusa que as negociações com o Governo estão a ser finalizadas.

O plano de negócios da Sky Aircraft prevê a construção de 1100 aviões, em 15 anos, só com recurso à fábrica de Évora, que ficará instalada num hangar de 18.000 metros quadrados.

In Publico

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente! Que venha o Skylander em Portugal.