domingo, 3 de fevereiro de 2008

Chade: Chefe do estado-maior govermental foi morto em combate - ministro francês

Paris, 03 Fev (Lusa) - O ministro da Defesa francês Hervé Morin confirmou hoje que o chefe de Estado-maior chadiano, Daoud Soumain, foi morto em combate contra a rebelião.

Uma fonte militar chadiana afirmara sábado que o chefe do exército chadiano fora morto sexta-feira durante os confrontos em Massaguet, 50 quilómetros a nordeste de Djamena.

Interrogado a esse respeito pela rádio Europa 1, Hervé Morin respondeu: "Estamos a tentar confirmar as informações, mas em princípio, sim".

O presidente Idriss Deby Itno, "que é um combatente excepcional, um homem de muita coragem, dispõe ainda de pelo menos 2.000 a 3.000 homens sob a sua autoridade", prosseguiu.

Os combates recomeçaram hoje após uma noite de acalmia entre o exército e rebeldes no centro de Djamena, onde o presidente Idriss Deby Itno continua a resistir, cercado no interior do seu palácio, numa relação de forças muito incerta.

Tanques das forças governamentais, posicionados no centro da cidade num perímetro em redor da presidência, abriram fogo várias vezes e ouviram-se trocas de tiros com armas automáticas, segundo testemunhas locais.

Paralelamente, helicópteros do exército regular descolaram da base do aeroporto de Djamena, onde estão estacionados igualmente os militares franceses, um dispositivo constituído por 1.450 homens.

Os helicópteros abriram fogo várias vezes, nomeadamente contra uma coluna com uma centena de viaturas das forças rebeldes que avançasva a partir de sudeste, segundo fontes militares.

Duas dezenas de outros veículos de insurrectos, no entanto, conseguiram entrar na capital a partir de nordeste.

In Jornal De Noticias

Sem comentários: