domingo, 3 de fevereiro de 2008

Serra da Estrela: Forte nevão obriga GNR a evacuar zonas mais altas

Um forte nevão obrigou hoje ao encerramento da estrada Piornos - Torre - Lagoa Comprida e a à evacuação dos veículos ao longo do trajecto, na Serra da Estrela, disse à Agência Lusa fonte da GNR da Covilhã.

"Como a partir das 15h00 começou a nevar com mais intensidade, foi decidido fechar a estrada e começar a evacuar a zona", referiu.

"Havia muita gente na Torre e há algumas viaturas que ao circular saem da estrada e da faixa de rodagem devido à neve e ao gelo", o que tem tornado a operação "mais demorada, mas, ainda assim, dentro da normalidade ", acrescentou a mesma fonte.

Às 18h30 a operação continuava, com trânsito intenso e mau tempo, mas só havia uma situação sob vigilância, "relativamente a um jipe com quatro pessoas que não arrancava, nas imediações da Torre. Foi chamado um reboque para o local", onde se encontra a GNR.

Segundo a mesma fonte, estima-se que até às 19h30 todas as pessoas e viaturas estejam evacuadas com segurança.

Segundo o Centro de Limpeza de Neve, a neve começou a cair ainda de madrugada nos pontos mais altos, na zona da Torre, e desde então tem vindo a cobrir zonas progressivamente mais baixas.

A Serra da Estrela regista desde sexta-feira uma enchente típica da época de Carnaval, aproveitada por muitos para passar uns dias na montanha.

Para segunda-feira, o Instituto de Meteorologia prevê aguaceiros nas regiões Norte e Centro, que serão de neve acima dos 800 metros, subindo a cota ao longo do dia para 1400 metros.

Para terça e quarta-feira já se prevê céu pouco nublado para zona da Serra da Estrela.

In Publico

Sem comentários: