segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Amy Winehouse foi a grande vencedora dos Grammys com cinco galardões

Não fosse o caso da cantora britânica Amy Winehouse não ter conseguido a tempo o visto de entrada nos Estados Unidos para assistir à quinquagésima cerimónia de entrega dos Grammys, que decorreu em Los Angeles (EUA), e os cinco prémios que arrecadou teriam tornado o seu dia perfeito. Mesmo assim, Amy acompanhou o evento via satélite desde Londres, e interpretou “You Know I´m No Good” e “Rehab” para comemorar.

A cantora foi distinguida nas categorias de Melhor Gravação do Ano e Melhor Canção, com “Rehab”, Artista Revelação, Melhor Álbum Pop, por “Back to Black”, e Melhor Voz Pop Feminina. Para trás ficaram Feist, Ledesi, Taylor Swift e Paramore.

De fora do desejado prémio para Melhor Gravação do Ano ficaram Beyoncé (Irreplaceable), Foo Fighters (The Pretender), Rihanna (Umbrella) e Justin Timberlake (What Goes Around... Comes Around).

E como o ano foi de surpresas, no campo do jazz, o veterano Herbie Hancock recebeu a distinção de Melhor Álbum do Ano, pelo tributo que fez a Joni Mitchell, “River: The Joni Letters”. O compositor norte-americano agradeceu “à academia por este ano ter tido coragem para romper com a tradição e ter escolhido um artista que não faz música pop”, uma decisão que não era tomada há muitos anos.

Outro dos grandes premiados foi Kanye West, um dos favoritos da corrida. O cantor venceu quatro categorias, entre as quais a de Melhor Álbum Rap, com “Graduation” e, na cerimónia, subiu ao palco com a dupla francesa Daft Punk.

O cantor norte-americano Justin Timberlake recebeu o Grammy para Melhor Cantor Pop, vencendo o ex-Beatle Paul McCartney. Por sua vez, os Chemical Brothers obtiveram o Grammy de Melhor Álbum de Dança com "We Are The Night".

Bruce Springsteen, para quem a cerimónia não foi muito generosa, acabou por receber os prémios nas categorias rock como Melhor Cantor Solo, Melhor Instrumentista e Melhor Canção, com o título "Radio Nowhere".

Quanto aos Foo Fighters, o grupo levou para casa a Melhor Performance Hard Rock e o Melhor Álbum Rock.

Os galardões, divididos em 110 categorias, abrangem desde a música clássica ao heavy metal. Os Grammys, considerados os Óscares da música, são dos mais prestigiados prémios atribuídos no campo, numa cerimónia anual realizada nos Estados Unidos e da responsabilidade da “National Academy of Recording Arts and Sciences”. As distinções destinam-se a artistas, músicas mas também às componentes mais técnicas da área.


In Publico

Sem comentários: