sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Poema de Manuel Alegre representa Portugal no Printemps des Poètes


O "Poema com h Pequeno", de Manuel Alegre, inserido no seu livro "O Canto e as Armas" (de 1967), representa Portugal na 10ª edição do festival Printemps des Poètes, que se realiza em Lyon de 3 a 16 de Março.

A organização do festival - que este ano é subordinado ao tema "O elogio do outro" - considera o poema de Manuel Alegre "uma bela homenagem ao homem na sua diversidade".

O "Poema com h Pequeno" será traduzido nas diversas línguas participantes no evento, incluindo o árabe e o crioulo de Guiana.

Outros escritores portugueses já haviam sido escolhidos para parcitipar neste festival cultural. Eugénio de Andrade representou Portugal no mesmo evento há dois anos, e Fernando Pessoa no ano passado.

O Printemps des Poètes - que quer reforçar a presença da poesia no espaço público e torná-la mais acessível - contará com as participações dos Institutos Camões, Cervantes, Goethe, entre outros, e ainda da Alliance Française.

Manuel Alegre publica este mês uma antologia dos seus poemas sobre a guerra colonial, intitulada "Nambuangongo, Meu Amor". Trata-se de um livro de cerca de 60 páginas, dividido em quatro partes: "Nambuangongo, Meu Amor", "Três Canções com Lágrimas e Sol para um Amigo que Morreu na Guerra", "Continuação de Alcácer Quibir" e "Explicação de Alcácer Quibir".

In Publico

Sem comentários: