domingo, 3 de fevereiro de 2008

Scotland Yard deteve em Londres seis paquistaneses

Seis homens paquistaneses foram detidos há dez dias no aeroporto londrino de Gatwick, aonde chegaram provenientes de Barcelona, informa hoje o The Sunday Times.

Segundo o jornal, que cita como fonte um alto funcionário britânico, os presumíveis terroristas foram detidos ao abrigo da lei anti-terrorista britânica pela Scotland Yard, que foi alertada pelos serviços secretos espanhóis.

O aviso espanhol chegou após a detenção, em 19 de Janeiro, de 12 paquistaneses e dois indianos que supostamente planeavam atentados contra a rede de transportes públicos da capital catalã.

Os seis homens detidos em Gatwick foram levados para a esquadra de máxima segurança de Paddington Green, no centro de Londres, onde foram interrogados por polícias da brigada anti-terrorismo da polícia britânica.

Após um interrogatório durante quase toda a noite, os seis suspeitos foram conduzidos no dia seguinte sob escolta policial ao aeroporto de Gatwick, onde foram embarcados num voo para o Paquistão.

Após estas detenções, o Centro de Protecção da Infraestrutura Nacional do MI5 (serviço de espionagem interna do Reino Unido) advertiu sobre um possível ataque terrorista a pontes, túneis ou ao túnel submarino que liga a Grã-Bretanha e a França sob o Canal da Mancha, de acordo com o periódico.

"A informação dos serviços secretos da Espanha referia-se a uma outra vaga de ataques contra nós após os atentados planeados para Barcelona", refere o The Sunday Times.

Em 23 de Janeiro, o juiz espanhol Ismael Moreno ordenou regime de prisão para dez dos detidos em Barcelona por pertencerem a grupo armado.

Um dia depois, o procurador geral do Estado espanhol, Candido Conde-Pumpido, fez saber que seis dos detidos eram presumíveis terroristas suicidas, dois chefes do comando e os restantes peritos em explosivos.

Segundo o procurador geral espanhol, a acção terrorista contra meios de transporte público em Barcelona estava programada "para breve".


In Expresso

Sem comentários: